O uso de dados concretos na prevenção de acidentes vem se consolidando ao longo das décadas como uma estratégia fundamental para minimizar riscos e evitar lesões, danos materiais e tragédias.
Os profissionais de segurança realizam inspeções regulares para identificar falhas de segurança, equipamentos danificados, práticas inseguras e outras situações que possam levar a acidentes de trabalho.
A segurança no trabalho é uma preocupação fundamental para garantir o bem-estar dos trabalhadores e a produtividade das empresas. No entanto, o relatório do MTE revela que a baixa aderência do empregador às boas práticas e às normas de SST tem sido uma das principais causas para o aumento dos números de acidentes de trabalho.
A criação de uma cultura de respeito e igualdade é essencial para prevenir e combater essas formas de violência, promovendo um ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo.
A teoria do Cisne Negro argumenta que eventos raros e imprevisíveis têm um impacto profundo e podem desencadear mudanças drásticas. No contexto dos acidentes de trabalho, isso significa que mesmo com uma gestão de segurança sólida e medidas preventivas, eventos inesperados podem ocorrer e causar danos graves.
O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma prática comum em muitas empresas para promover a conscientização e a discussão sobre segurança no local de trabalho.
A teoria da “janela quebrada” é uma metáfora utilizada na criminologia e na ciência social para descrever o efeito da desordem urbana e do vandalismo no aumento da criminalidade.
A análise de dados permite uma compreensão mais profunda dos acidentes, identificando suas causas raiz e padrões subjacentes.
A ordem de serviço referisse a descrição de cargo de um colaborador, ou seja, especificar qual é o escopo de trabalho para o colaborador ter ciência do que ele deve executar.